Skip to content

Manifesto Raiz Política

Reflectir | Agir |Transformar


Regressar à Política, à nobre Política, dignificar a acção política e desenvolver Portugal numa via de esquerda democrática, construtiva e transformacional

Criar pontes que permitam levar àqueles que se encontram afastados da politica activa ou queiram encontrar um espaço onde possam contribuir de uma forma descomprometida


A nossa razão de ser

Num momento em que se fala na crise do sistema democrático e até se diz que vivemos uma crise de valores, a intervenção cívica e política não é apenas um direito, constituindo um verdadeiro dever para aqueles que se preocupam com o amanhã da sociedade portuguesa  e o futuro que deixaremos às gerações vindouras.

É dever de qualquer cidadão participar na construção de uma sociedade que dê cabal resposta às necessidades essenciais do povo e contribua para a realização integral do seu potencial humano, permitindo construir um futuro sustentado que garanta o mesmo para os seus descendentes.

O Raiz Politica nasce precisamente do chamamento que sentimos para contribuir para a res publica e do nosso desejo de empreender esse trajecto com aqueles que defendem os mesmos valores e têm os mesmos objectivos.

Os nossos valores e objectivos

Somos um grupo de reflexão e intervenção preocupado com o futuro de Portugal, com a manutenção e promoção dos valores de um estado de direito democrático e social, com a democraticidade, a coesão social e a igualdade de oportunidades e a sustentabilidade do modelo social europeu; com  a renovação do laço entre os cidadãos e a política, com o aprofundamento da democracia participativa, da inovação e economia sociais, com o desenvolvimento das redes sociais e mediáticas, e a catalização de ideias fomentadoras de uma sociedade mais equitativa, valorativa e mais moderna.

Que valores defendemos:

  • Regresso à Política, à raiz do bem comum, das causas solidárias de combate à pobreza, à desigualdade, à injustiça e à corrupção.
  • Responsabilização, prestação de contas, transparência dos valores e princípios de acção e gestão dos recursos públicos
  • Cidadania activa, participativa, interventiva e responsável, respeitadora da liberdade e do desenvolvimento da personalidade
  • Institucionalização e promoção de think-tanks nos partidos e na sociedade civil
  • Abordar os desafios críticos do país e as políticas públicas com audácia, inovação e criatividade
  • Serviço nacional de saúde e educação fortes, com liberdade de escolha, com acessibildiade à excelência do serviço público independentemente dos rendimentos e elevar a socialidade do estados de direito democrático nacional
  • Segurança social universal e acima de tudo preocupada com a justiça distributiva
  • Aaprofundamento da união e construção europeia
  • Globalização e glocalização que permitam melhorar as condições de vida da generalidade das pessoas e povos
  • Modernização e eficácia do nosso sistema de justiça
  • Sistema energético sustentável e gerador de emprego
  • Sistema de educação público de elevada qualidade e competitivo

A nossa acção

O Raiz Política promove diversas acções de reflexão abertas à sociedade. Queremos partilhar, consumir, discutir e sistematizar ideias. Queremos duvidar, errar, ignorar, porque essas são as fontes do saber e da humildade.

O Raiz Política promove a divulgação de tal pensamento com o objectivo de alcançar o maior número de cidadãs e cidadãos e assim contribuir para a crescente consciencialização individual e colectiva daquilo que podemos e devemos fazer para darmos um salto civilizacional. Não nos limitamos a promover tal divulgação através das novas formas de disseminação de ideias como a blogosfera ou as redes sociais da internet, pois apostamos também nos clássicos mas eficazes meios como os jornais e as conferências.

O Raiz Política empenha-se para que as suas ideias se tornem possíveis e reais.

O Raiz Política procura desencadear processos transformacionais na sociedade portuguesa num caminho de esquerda democrática, privilegiando o desenvolvimento sustentável e equitativo.

Tudo o que somos e queremos ser visa fazer de Portugal um país próspero, crescido economicamente, onde possamos nós e as gerações futuras viver felizes e exemplarmente para o resto do mundo.

Para isso, queremos uma Política melhor e uma Política maior. Um regresso à Política dotada de  justiças, qualidades e de bondades públicas.

Lisboa, 15 de Janeiro de 2010

Anúncios
%d bloggers like this: