Skip to content

Uma nova síntese política ou porque dormi irrequieto esta noite

Outubro 7, 2012

Precisamos de novas sínteses para a acção política. Nenhuma está actualizada. Da liberal à conservadora, da estatista à privatista, não há narrativas actualizadas e ideológicas suficientemente explicativas e compreensivas da realidade complexa e interdependente que nos acossa e sejam capazes de transformar a nossa maneira de pensar sobre o papel do cidadão, do governo e da sociedade. Também não sabemos os limites da mudança dos serviços e abonos públicos que nos são prestados, dos nossos confortáveis hábitos de vida e bem-estar, do nosso envolvimento e compromisso das decisões diárias que tomamos e das acções políticas que reivindicamos.

Precisamos de uma nova ‘história’, ou no mínimo de uma renovada, porque da actual só sabemos que não pode continuar e que ninguém sozinho pode alterá-la. Sabemos pouco, mas precisamos muito desse saber.

Vejo e leio as recentes manifestações cívicas e da opinião pública algo parecido com os últimos pedidos dos condenados dirigidos aos seus co-responsáveis: mudem os processos, renovam políticos e políticas, abram-se à sociedade, estudem e avaliem as melhores políticas públicas, trabalhem e discutam em conjunto e amiúde, com audácia, e por uma esperança maior que valha todos os sacrifícios equitativos, porque os portugueses já deram provas daquilo que fazem pelos seus filhos e concidadãos e porque, no mundo que conhecemos e no país que temos, a sociedade democrática é governada pelos partidos e pelos políticos. E eu gostava que continuasse assim. E não gosto de insónias, mas confesso que a ideia das massas, por um dia intempestivo, passarem de representados a governantes me faz inquietar sobre o futuro.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: